Antibióticos podem inibir tipo raro de câncer



Nova pesquisa do Centro de Pesquisa de Imunologia da Pele da Fundação LEO, feita na University of Copenhagen, mostra descoberta incrível: antibióticos inibem células de câncer de linfoma na pele em pacientes com tipos raros de linfoma.





Muitos pacientes com câncer de linfoma raro, CTCL (do inglês - Cutaneous T cell lymphoma), contraem infecções de bactérias estafilocócicas na pele. O CTCL é um câncer nas chamadas células T do sistema imunológico, que aparece na pele. Portanto, o sistema de defesa imune do paciente está enfraquecido e a pele é menos resistente a bactérias.

Neste novo estudo, pesquisadores do Centro de Pesquisa de Imunologia da Pele da Fundação LEO, da Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da University of Copenhagen mostraram, em colaboração com os hospitais Aarhus e Zealand University e Aarhus University, que o tratamento agressivo com antibióticos não só inibe as bactérias estafilocócicas, mas também as células cancerígenas. O número de células cancerígenas é reduzido e o câncer é significativamente diminuído por um período de tempo em pacientes com inflamação severa da pele.

Durante uma infecção estafilocócica, as células imunes saudáveis ​​do corpo estão trabalhando a todo vapor. Eles produzem substâncias de crescimento chamadas citocinas, que são usadas para colocar o sistema imunológico em funcionamento. As células cancerígenas se agarram às substâncias de crescimento, usando-as para acelerar seu próprio crescimento. Os resultados da pesquisa mostram pela primeira vez que o tratamento com antibióticos pode retardar este processo.

“Quando inibimos as bactérias estafilocócicas com antibióticos, removemos simultaneamente a ativação das células imunológicas. Isso significa que eles não produzem tantas citocinas e, portanto, as células cancerígenas não podem obter o ‘combustível’ extra. Como resultado, as células são inibidas de crescer tão rápido quanto durante o ataque bacteriano. Esta descoberta é inovadora, pois é a primeira vez que vemos essa conexão entre bactérias e células cancerígenas em pacientes”, diz o professor Niels Ødum, do Centro de Pesquisa de Imunologia da Pele da Fundação LEO.

Até o momento, os pacientes com CTCL que contraem infecções na pele só receberam antibióticos com relutância, porque temia-se que a infecção retornasse como estafilococos resistentes a antibióticos após o tratamento. Os pesquisadores por trás da descoberta acreditam que os novos resultados vão mudar isso. “Já foi visto anteriormente que os antibióticos tinham algum tipo de efeito positivo em alguns desses pacientes, mas nunca foi estudado o que ele realmente fazia com o câncer em si. Nosso estudo mostra que pode ser realmente uma boa idéia dar aos pacientes com estafilococos na pele este tratamento, porque inibe o câncer e, ao mesmo tempo, reduz o risco de novas infecções ”, diz Niels Ødum.

Ainda é difícil dizer se o novo conhecimento pode ser transferido para outros tipos de câncer. Para os pesquisadores do Centro de Pesquisa de Imunologia da Pele da Fundação LEO, o próximo passo é inicialmente examinar mais de perto a ligação entre o câncer e as bactérias. “Não sabemos se o que foi encontrado é válido apenas para linfoma. Nós pudemos visualizar particularmente nesse tipo de câncer porque é um câncer dentro do sistema imunológico, pois as células cancerígenas já "entendem" os sinais que as células imunológicas emitem. Quando as células do sistema imunológico são ativadas, assim também são as de câncer. De qualquer forma, é muito interessante e relevante dar uma olhada mais de perto na interação entre bactérias e câncer encontrada aqui. O próximo passo será o desenvolvimento de novos tratamentos que visem apenas as bactérias 'ruins', sem prejudicar as 'boas' bactérias, que protegem a pele”, diz Niels Ødum.



Traduzido e adaptado de https://www.sciencedaily.com/releases/2019/07/190725102937.htm

Acessado em 28 de julho de 2019

Jornal de referência:
Antibiotics inhibit tumor and disease activity in cutaneous T cell lymphoma. Blood, 2019; blood.2018888107 DOI: 10.1182/blood.2018888107

Comentários