Vírus como arma contra o câncer
Pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis desenvolveram uma vacina de Zika Vírus capaz de matar células-tronco tumorais de glioblastoma. Como isso é possível?
A perfeição do ciclo de vida e da transformação de tudo o que nós conhecemos no planeta depende da precisão de todos os mecanismos biológicos existentes. Não seria diferente nos vírus, que utilizam destes mesmos processos para se multiplicar nos seres vivos. Cada vírus é específico para os tipos de células que eles irão infectar (células hospedeiras): atacam exclusivamente algumas células do hospedeiro compatível a seu tipo de infecção.
Os tumores são caracterizados por desordem generalizada de sistemas celulares, de reparo de erros gênicos, de controle do ciclo celular, e, principalmente, da sobrevivência da célula. Uma célula cancerígena é uma célula que deveria se autodestruir, mas sobrevive e se perpetua. As células-tronco de Glioblastoma (GBM) são uma linhagem de tumor cerebral primário da região cerebral.
O zika vírus é um flavivírus parasita preferencialmente de células progenitoras neurais no feto. Baseado nisto, cogitou-se a possibilidade de combater GBM utilizando o vírus. Cientistas dos EUA e da China se reuniram para validar esta hipótese. Modificaram o Zika a ponto de que, após invadir o hospedeiro, ele não se multiplicaria. Foi testado que em animais esse vírus não causaria qualquer tipo de efeitos sobre a saúde, sem perda de peso e sem anormalidades comportamentais, como perda de apetite, depressão, letargia ou auto-lesão. Finalmente, as células de GBM infectadas com Zika mostraram, em modelo animal, que houve aumento na expectativa de vida bem como atraso no aumento do tumor.
A explicação para o sucesso o tratamento estava no fato de que a grande resposta auto-imune causava inflamação e futura morte celular. Futuros estudos serão necessários para o tratamento eficaz em humanos: "como virologista, vejo que devemos aproveitar o lado ‘ruim’ dos vírus. Eles devem ter um papel a desempenhar no tratamento do câncer". diz Pei-Yong Shi, um dos principais cientistas desta pesquisa.
Este é um claro exemplo de como os processos biológicos podem ser aproveitados, a partir do conhecimento científico, para melhorar a nossa vida. Isso é a biotecnologia.
Artigo referenciado:
Treatment of Human Glioblastoma with a Live Attenuated Zika Virus Vaccine Candidate
(Link: https://mbio.asm.org/content/9/5/e01683-18 - acessado em 23/09/2018 03:54 pm )
Comentários
Postar um comentário