VOLUME DO CÉREBRO DE ADOLESCENTES SE ALTERA COM USO DE MACONHA

Enquanto se discute em diversos países a liberação de maconha, e muitos outros inclusive já a liberaram, uma pesquisa revela o impacto imediato do uso em adolescentes - mesmo uma pequena quantidade de uso de cannabis por adolescentes modifica o tamanho de seus cérebros.
A grande maioria das pesquisas, até a data atual, concentraram-se a entender o uso prolongado em adultos, no intuito de verificar danos decorrentes ao uso. Em contrapartida, esta pesquisa estudou o uso em uma fase crucial ao desenvolvimento do cérebro.
Autor sênior e professor de psiquiatria da Universidade de Vermont (UVM) Hugh Garavan, Ph.D., disse que esta pesquisa é a primeira a encontrar evidências de que um aumento no volume de massa cinzenta em certas partes do cérebro adolescente é uma consequência provável do uso de maconha.
"Consuming just one or two joints seems to change gray matter volumes in these young adolescents," Garavan says.
O novo estudo, parte de um projeto europeu de longo prazo conhecido como IMAGEN, incluiu 46 crianças que relataram ter usado cannabis uma ou duas vezes aos 14 anos. Seus cérebros mostraram mais volume de massa cinzenta em áreas onde a cannabis se liga, conhecida como receptores de canabinóides para as crianças que não usaram a droga.
Tipicamente nessa idade, diz Garavan, o cérebro adolescente passa por um processo de “poda”, onde fica mais fino, em vez de mais espesso, à medida que refina suas conexões sinápticas.
"Uma possibilidade é que este processo de poda foi realmente interrompido", diz Garavan sobre as crianças que usam maconha.
"A implicação é que isso é potencialmente uma conseqüência do uso de cannabis", diz Garavan. "Você está mudando seu cérebro com apenas um ou dois usos. A maioria das pessoas provavelmente presumiria que um ou dois usos não teriam impacto sobre o cérebro".


Traduzido de: https://www.sciencedaily.com/releases/2019/01/190114130855.htm
Acesso em: 14 de Janeiro, 2019

Comentários

Postagens mais visitadas do mês